quinta-feira, dezembro 30, 2004

2004

Então vamos lá a uma lista do que mais me chamou a atenção em 2004:

1. Tivemos um primeiro ministro que aproveitou uma derrota eleitoral para fugir do país. Trocou de nome e tudo...

2. Tivemos um Presidente da República que se esqueceu da opinião de quem o elegeu e reconduziu a maioria PSD/PP no governo. Que se passou a chamar PPD/PSD Vs. CDS/PP.

3. Tivemos um grupo de crianças a brincar aos governos durante quatro meses. E que, tal como as crianças, ainda não sabe porque lhe foi retirado o brinquedo.

4. Tivemos a confirmação de que afinal o Senhor escreveu direito (por acaso) por linhas retorcidas. E que tem o apelido Sampaio.

5. Tivemos problemas/confusões na Educação, Finanças, Economia, Defesa, Justiça, Administração Interna, Segurança Social, Cultura, Ambiente, Negócios Estrangeiros, Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares. Descubra as áreas que faltam...

6. Tivemos um ministério chamado "Ministério das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional [MCALHDR]" e vários outros com nomes semelhantes. Agora é moda colocar todas as secretarias de estado nos nomes dos ministérios, para evitar confusões no Conselho de Ministros.

7. Tivemos os três partidos mais antigos do nosso parlamento com mudanças de liderança. Dois viraram à direita, o outro virou tudo à esquerda, quem sabe na direcção da parede.

8. Tivemos o início do Julgamento do Caso Casa Pia. E continuo a ficar muito aborrecido quando oiço falar em “alegadas vítimas”.

9. Tivemos um ano bastante aziago em termos de mortes de personalidades, com perdas inestimáveis. Sophia de Melo Breyner Andresen, Maria de Lurdes Pintasilgo, Ildo Lobo, só para mencionar em algumas das perdas da área lusófona.

10. Tivemos um atentado aqui bem perto, para nos lembrar de que afinal não estamos imunes a ataques terroristas. E que devemos ter cuidado com quem nos damos, e da sua forma de abordar os problemas.

11. Tivemos um presidente do governo vizinho que foi derrotado nas eleições a seguir a esse atentado. Espanha não é igual aos Estados Unidos no que toca à desinformação.

12. Tivemos uma reeleição do outro lado do Atlântico que vem confirmar o dito no ponto anterior. E com quem será que nós somos mais parecidos?

13. Tivemos a morte do líder da Autoridade Palestiniana, insigne jogador da corda bamba que são as sensibilidades árabes. Mas não acredito que neste conflito exista um efeito Savimbi.

14. Tivemos um dos maiores festivais de música do mundo em Lisboa, o Rock In Rio-Lisboa. Continuo sem perceber se, com este nome, o festival foi no Rio de Janeiro ou em Lisboa.

15. Tivemos o Euro 2004, foi uma festa de todo o país, mostrámos a habitual boa capacidade organizativa, fomos finalistas mas não ganhámos. Ainda não consigo comer queijo Fetta.

16. Tivemos ruas e carros cheios de bandeiras e percebemos que afinal não é assim tão feio ter orgulho dos nossos símbolos nacionais. O problema é saber representá-los...

17. Tivemos um Campeão Europeu e Mundial de Futebol que voltou a representar de uma forma excelente o nosso País no estrangeiro. Mas que foi outra vez ignorado pelo Presidente na hora das condecorações.

18. Tivemos uma boa prestação olímpica (excepto no futebol) e paralímpica. E finalmente uma rampa para cadeiras de rodas no palácio de São Bento.

19. Tivemos uma Federação de Andebol de Portugal que nos mostra até onde pode ir o caciquismo no nosso país. Uma das nossas melhores modalidades deitada ao lixo por anos a fio.

20. Tivemos a convocatória do Papa do futebol para uma ida ao Tribunal de Gondomar. Depois de um Bigode Verde a fugir para Angola e um Careca Vermelho condenado e preso, o que será que vai acontecer?

21. Tivemos uma crescente crispação em tudo o que é orgão de comunicação social, acerca de tudo e mais alguma coisa. Tenham calma, não é a gritar que se vende mais, mas a informar com rigor como é a vossa função.

22. Tivemos o nascimento de uma estrela gay-pimba-chique. Que introduziu no nosso vocabulário (com algum atraso) o termo “Metrossexual”.

23. Tivemos um crescimento exponencial do fenómeno “Blog” na nossa sociedade. Tudo o que é bicho careto quer ter um “Blog” para botar faladura.

24. Tivemos a inauguração do “Matrecos”, espaço de análise e introspecção. Com o pé a fugir para a chinela e sem sujar as mãos de óleo...

25. Tivemos um dos maiores desastres naturais da história conhecida do Homem, no Oceano Índico. A terra tremeu, o eixo do planeta mexeu, Ilhas moveram-se 20 metros, formaram-se Tsunamis e morreram 120 mil pessoas.

Sem comentários: