sexta-feira, dezembro 24, 2004

Feliz Natal

É mesmo assim... Chega a esta altura do ano e toca de desejar "a todos um bom Natal, a todos um bom Natal, que seja um bom Natal para todos nós", e trálálá e adiante...

Para mim, o Natal é a altura de reunião com a familia e com aqueles que nos são mais queridos. Se o pretexto para esta reunião é uma festa cristã, então assim seja (Amen). Temos a oportunidade de estar juntos e partilhar, sem pressas nem atropelos. E ainda ficamos com assunto para falar mal da família o resto do ano...

No meu caso, não acredito em Deus. Assim, não me sinto tocado por toda a área litúrgica do Natal. É claro que não deixo de ficar emocionado por todos os episódios biblícos tipicos desta quadra. Mas porque representam o que de bom há no espírito humano, e não como crente numa intervenção divina, que nos obriga a ser bonzinhos e tementes de algo superior.

No fundo, estes dias fazem-me voltar a acreditar na humanidade. A ter esperança que, dos seres inomináveis que nós somos, capazes das maiores barbaridades em nome da nossa vaidade, ainda possa surgir um Homem genuinamente bom. Um ser que se afaste de vez do animal e que se aproxime mais do racional. É esta a minha verdadeira Fé.

Feliz Natal!

Sem comentários: