Pois é. Estamos no Final do ano e sentimo-nos todos propensos a fazer alguns balanços do que se passou. É engraçado que um balanço se pode fazer em qualquer dia do ano, em relação ao ano que passou para trás, mas será sempre mais prático (e lógico) fazê-lo no dia que marca a mudança do ano.
Até porque somos animais que precisam de referências. De saber o chão que pisamos e o que nos liga aos outros e ao mundo. E é por isso que festejamos os nossos aniversários e que, por exemplo, damos especial enfâse aos que acabam em "0" ou que são múltiplos de 5. Ou que criámos o "Dia Feliz" para assinalar o dia em que fazemos o mesmo número de anos que o dia do Mês em que nascemos.
São dias iguais aos outros na sua essência básica, mas que, por constragimentos sociais e psicológicos se revelam como dias especiais que nos levam a sentir emoções diferentes do resto dos dias que passam. E é o que se passa também com o fim do ano.
Tudo isto pode ser explicado pela psicologia e pela sociologia e como essa não é a minha formação, espero aprender mais algumas coisas ao longo da vida sobre este assunto.
E não se livram que eu faça um balanço do ano aqui...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário