sexta-feira, novembro 27, 2009

Dieta - Parte 3 - Actividade Física

Esta é talvez a área mais fácil de explicar em mais difícil de aplicar. É necessária alguma disciplina para manter o ritmo de treinos. Muitas vezes não apetece ir ao ginásio, e temos tendência para inventar um sem número de razões. Mas não há programa de perca de peso bem sucedido sem actividade física.

Na primeira fase, optei por ir ao ginásio 3 vezes por semana. Geralmente, segunda, quarta e sexta-feira. O treino consistia basicamente em exercício aeróbico. 15 minutos de Bicicleta, Alongamentos, 15 minutos de Elíptica e novamente Alongamentos.

A opção por estes exercícios ao invés da corrida deveu-se ao facto de que, com 20 kgs acima do peso ideal, não seria agradável investir numa actividade que iria trazer impacto para as articulações. Apenas iria causar problemas que poderiam ser evitados.

No exercício aeróbico optei sempre por um ritmo forte, ao invés de apostar na resistência das máquinas. O objectivo não era treinar a força, mas sim a área cardiovascular. Assim, há que controlar o batimento cardíaco, mantendo-o constante na área dos 60-70% da pulsação máxima.

Após ter conseguido baixar da barreira dos 95 kg, e porque também já me entediava a rotina do ginásio, passei a experimentar correr na rua. Comecei com pequenas distâncias (3 a 4 km) e rapidamente fui evoluindo para distâncias mais longas. A primeira estabilização no treino deu-se aproximadamente aos 6 km. Continuei como ritmo de 3 vezes por semana.

A partir desta fase passei a entusiasmar-me com a corrida. Para mim é algo que, para além de ser um óptimo regulador de peso, funciona como um escape psicológico para o stress do dia-a-dia. A sensação de contarmos connosco para ultrapassar as dificuldades do percurso, para além de sentir os elementos atmosféricos de perto, são factores motivadores para treinar.

No seguimento do entusiasmo com o atletismo, surgiu a sugestão de me inscrever na secção de atletismo do meu emprego, que permite uma motivação extra de participar em muitas das provas de estrada que ocorrem na zona de Lisboa. Esta possibilidade é mais um factor de motivação para continuar a correr.

Actualmente, e já depois de atingir de uma forma estável o peso ideal (87 kg), decidi voltar ao ginásio, mas apenas para fazer treino de definição muscular, nomeadamente ao nível dos braços e tronco (peito, costas e abdominais).

Dessa forma, o meu plano de treinos actual é o seguinte:

Segunda, Quarta e Sexta: Ginásio. Trabalho de definição muscular.
Terça, Quinta e Domingo: Corrida. Neste momento utilizo um percurso de 8,5 km.
Ocasionalmente ao Domingo: Provas de estrada (geralmente de 10 km). Neste caso, o treino de Quinta passa a ser menor.

Ocasionalmente, se me excedi na alimentação durante a semana, faço também alguma actividade ao Sábado.

2 comentários:

El Pipe disse...

Vou tentar seguir este "regime" de actividade fisica ...
Tambem quero atingir a barreira dos 5 min ao km ... mas acho que preciso ainda de emagrecer mais um bocadito :)

Ricardo António Alves disse...

Boa noite. Sou dono de um boxer que desapareceu no Cobre, Cascais, no dia 28 de Novembro. Peço-lhe o favor de ver a foto no meu blogue «A Caverna de Éolo», e se souber do seu paradeiro me avise. Fico-lhe muito grato.
Ricardo António Alves