sábado, novembro 07, 2009

Dieta - Parte 1 - Introdução

Após uma bem sucedida epopeia de perca de peso, vários foram os pedidos para colocar por escrito as várias formas encontradas para atingir o meu objectivo.


Dessa forma para facilitar um pouco a tarefa, bem como a sua leitura, decidi dividir o tema em várias áreas. Este primeiro post serve como enquadramento inicial sobre o tema, tentando explicar algum do histórico originador do início do processo de perca de peso.

Em primeiro lugar, sempre tive excesso de peso. Desde que me lembro, nunca tive algo remotamente próximo do peso ideal. Para isso contribuiu sempre uma alimentação pouco cuidada, um excesso de gorduras na alimentação e o "síndroma de prato cheio" levado ao plural. Para além disso, a falta de exercício físico praticado de forma regular traduzia-se na falta de uma forma consistente de queimar as calorias ingeridas em excesso.

Dessa forma, para uma pessoa que se aproxima bastante dos 1,90 m de altura, sempre pesei à volta de 115/120 kg.

À cerca de 3 anos, por conselho do fisioterapeuta, embarquei numa dieta de Herbalife. Durou cerca de 3 meses e perdi cerca de 12 kgs. Depois apenas recuperei um ou dois kgs, o que permitiu considerar esta experiência como positiva. No entanto, não me sentia completamente satisfeito, já que não fui obrigado a alterar significativamente a minha alimentação, factor que sempre considerei essencial para uma perca de peso bem sucedida. Para além desse factor, o custo associado à compra dos produtos Herbalife (cerca de 100€/mês) não era suportável.

O que me levou ao principio deste ano. Por volta do meu aniversário (28 de Fevereiro), tinha um peso de 109 kgs. Nessa altura, e talvez devido à idade atingida (33 anos) ou talvez devido a um ou dois casos conhecidos de pessoas da minha idade que tinham tido problemas cardíacos devido ao excesso de peso, penso que inconscientemente decidi que estaria na altura de fazer o esforço que me permitisse alcançar um peso satisfatório. O objectivo inicial seria o alcançar de dois dígitos, mas o objectivo "secreto" eram os 95kg. Afinal consegui ir para além disso, mas não sem grande esforço e sacrifício, como seria de esperar e como poderão ler nos posts seguintes...

Sem comentários: