sábado, setembro 20, 2008

Paradigma

As falências das empresas financeiras ocorridas nas últimas semanas, que obrigaram à intervenção efectiva do estado Norte Americano, bem como a injecção massiva de capitais efectuada em conjunto pelos bancos centrais Americano, Japonês e Europeu, comprovam que o capitalismo dito "selvagem", de regulação exclusiva pelo mercado, não é solução para a sociedade.
Como sempre, e é da natureza humana sermos assim, fomos do 8 ao 80. Com a falência do estado socialista, ultra-controlador em termos económicos, apressou-se o ocidente a venerar o capitalismo puro, sem qualquer controlo do estado, como o novo graal de uma sociedade perfeita.
Esqueceram-se no entanto de que há um factor na natureza humana (e que foi o mesmo factor que não permitiu que o socialismo triunfasse) que não é controlável. Dito em termos simples, esse factor chama-se ambição. Mas também se pode chamar avidez ou ganância.
O facto é que os líderes das maiores empresas mundiais têm apenas o lucro como meta. É assim tão simples. Por muitas operações de cosmética que façam, não é crível nem expectável que tenham qualquer preocupação com a sociedade à sua volta.
Por isso é importante a intervenção e a regulação do estado, de modo a que o mercado não se canibalize, como tem vindo a acontecer nos últimos tempos. Sendo o estado a representação desejável da população, deverá zelar para que o interesse de uns poucos não se sobreponha às necessidades da maioria.

Sem comentários: