quarta-feira, março 07, 2007

Jornalismo à Portuguesa

Estive agora mesmo a ouvir a Antena1 e no jornal de desporto ouvi mais um exemplo do que é actualmente o jornalismo em Portugal...

No principio da notícia o jornalista informa de que o Pauleta gostaria de ter jogado no Benfica, mas que agora é impossível, já que deve acabar a carreira no Paris Saint-Germain.

Ficamos a pensar que o jogador tem uma grande paixão pelo Benfica e com um desejo antigo de ser uma rubra papoila saltitante, com prejuízo de todos os outros clubes nacionais (nacionais? mundiais!).

Eis senão quando se ouve as declarações do jogador e, espanto dos espantos, ele diz que gostaria de ter jogado num dos clubes grandes e que entres grandes se encontra o Benfica... Ou seja, não tem nenhuma preferência particular pelo Glorioso.

Ora, para além de uma grande clarividência por parte do Pauleta, a forma como esta notícia foi colocada demonstra uma tendência crescente no nosso jornalismo para transformar declarações inócuas em declarações importantes.

É preocupante esta tendência, pois se neste caso é pouco importante, em outros casos mais importantes para o país vive-se uma tendência para um histerismo jornalismo em busca de casos onde eles não existem...

Parece que estamos mergulhados num jornalismo cor-de-rosa aplicado a todas as áreas da nossa sociedade. Tudo é motivo para encher tempo de rádio, de TV, ou páginas de jornais.

Será que nas redacções por este país mediático fora, já deixou de se praticar um dos maiores pilares do jornalismo que é o bom senso?

Sem comentários: