segunda-feira, março 12, 2007

Bem prega Frei Tomás...

Mesmo estando no lugar à apenas um ano, o ocupante do palácio de Belém decidiu editar um livro de estilo da presidência, de modo a definir o que ele pensa que deverá ser a acção do Presidente da nação.

É um acto arriscado, pois irá obrigar todo o resto do seu mandato ao que deixar escrito nesse livro, desde que o autor se obrigue à palavra dada. A este propósito diz o Sr. Silva (tratamento que lhe foi carinhosamente dado a partir da pérola do atlântico) que cabe aos políticos portugueses ter a noção de que a palavra dada é para ser cumprida. E é verdade. Mas só para alguns.

Ora, o Sr. Silva decidiu esquecer que a palavra é para ser cumprida, e sancionar todos os desmandos e demagogias do Sr. Jardim da Madeira.
Decidiu que basta uma birra típica de um menino para se convocarem eleições antecipadas.
Decidiu que não há problema em gastar 5 milhões de euros por ano num jornal com a tiragem mínima e a qualidade pobre do Jornal da Madeira e depois se reclamar que baixaram o orçamento para a Região Autónoma.
Decidiu que o Sr. Jardim vai poder fazer inaugurações de obras até ao final do mês, ignorando o facto de ser um governo de gestão.
Decidiu ignorar que existe uma maioria absoluta sólida na Assembleia Regional com todas as possibilidades de ser reconduzida em funções.
Decidiu esquecer que o Sr. Jardim falta regularmente às reuniões de Conselho de Estado quando estas são convocadas e está presente quando é discutida a situação na Madeira, em que se devia obviamente, abster de participar.

Gostava de saber se este é o livro de estilo do Presidente da República, ou se apenas se irá lembrar de o implementar conforme as necessidades...

Sem comentários: