quarta-feira, dezembro 08, 2010

Mito Oportunista

Numa discussão recente no Facebook, reparei que para os desencantados com o momento político actual, Sá Carneiro aparece neste momento como um D. Sebastião carismático que viria resolver todos os problemas políticos do país.

Esta esperança é baseada nos recentes esforços de endeusamento mediático, encimados por estes dias numa série de documentários biográficos que, como normalmente, são feitos para dar uma imagem perfeita do retratado, ainda para mais quando já morreu, e em funções públicas.

Para os fazedores de mitos, Sá Carneiro surge como D. Sebastião, Sidónio Pais, JFK ou mesmo James Dean. Teve um percurso ascendente vitorioso e meteórico, seguido de uma morte trágica, ainda no auge e sem ter tempo de fazer grandes disparates enquanto primeiro-ministro. Ou seja, morreu na altura ideal para não poder sofrer mais contestação.

Sá carneiro foi um politico tão bom ou pior, quando comparado com os que temos agora. Aos que agora o lembram como um grande estadista, é preciso dizer que ele era um político como os outros. Oportunista, inconstante ou desistente, conforme lhe convinha. Oportunista e inconstante pelos seus vários ziguezagues políticos, consoante mudava de opinião. Desistente por ter várias vezes renunciado aos cargos para os quais foi eleito. Enquanto líder do PPD, e ao contrário da imagem de unidade que agora se quer fazer passar, tinha metade do partido a tentar derrubá-lo. Enquanto primeiro-ministro, embora estivesse à menos de um ano no cargo, preparava já a sua demissão.

E ainda tem o grande defeito de ter trazido para a política activa, como seu ministro das finanças, um dos principais responsáveis, nos vários cargos em que ocupou, do estado em que o nosso país se encontra actualmente.

É claro que à direita nacional dá jeito nesta época de falta de personagens carismáticas aclamar uma figura que a unifique. Só dessa forma se explica que tenham sido necessários 30 anos para que PSD e CDS comemorassem juntos o mito de Sá Carneiro. Porque agora lhes dá jeito. De outra forma, seria apenas um rodapé nos discursos de um ou outro líder do PPD/PSD com o mesmo carisma que ele.

Sem comentários: