domingo, junho 07, 2009

Europeias

Escrevo este post enquanto oiço as várias declarações pós-eleitorais dos partidos políticos. E estou preocupado. Depois de uma péssima campanha eleitoral, em que pelos vistos as listas só tinham cabeças de lista e em que não se discutiram ideias sobre a Europa, esta noite de contagem de votos revelou-se mais uma desilusão.
 
O entusiasmo infantil dos militantes PSD durante os discursos dos seus líderes é uma prova de como a necessidade de criar "entusiasmo" se sobrepõe a uma análise fria dos resultados. O PSD não ganhou nada. Apenas subiu um bocadinho sobre as últimas eleições.
 
Quase dois terços das pessoas não foram votar. O que quer dizer que os resultados eleitorais de todos os partidos são um terço da percentagem oficial. O desinteresse é generalizado, e não é de estranhar. Com a qualidade geral demonstrada pelos políticos, e com a actuação dos orgãos de comunicação social, é natural que as pessoas não queiram saber.
 
Não há propostas novas, não há carisma, não há liderança. A somar a isto, há frequentes casos de corrupção e de utilização do estado para proveitos próprios ou de amigos. Ou seja, para além de não fazerem o seu trabalho como seria de esperar, os políticos ainda nos brindam, quando no poder, com casos de polícia, em que utilizam o nosso dinheiro para entregar aos privados. E que são sempre os mesmos...
 
Pelos resultados destas eleições, pode vislumbra-se uma possível governação do PS com o BE, para grande gáudio da esquerda intelectual dos centros urbanos. Iremos ver se ao BE no governo não irá acontecer o mesmo que ao "seu" vereador na Câmara Municipal de Lisboa. Ainda se lembram dele?

Sem comentários: