quarta-feira, agosto 13, 2008

Regressos

Voltei hoje do Pico para São Jorge. Aproxima-se o dia de regressar a Lisboa. Por aqui chove, mas o calor associado à humidade faz-me pensar que estou numas ilhas mais a Oeste daqui, bem mais perto do continente americano. Nunca senti este nível de calor por estas ilhas. Entretanto, vou "despachando" as minhas peregrinações anuais. Nestas férias já acumulei cerca de 20 horas de caminhadas pela ilha. Já fui ao Pico, e visitei as sedes de concelho (no entanto, este ano não houve tempo nem disposição para apanhar o barco na Madalena e beber o gin tónico no Peter's - também não fui à ponta da ilha). Já cozinhei por cá uma receita tradicional da minha familía, desta vez com coelhos bravos caçados aqui. Correu bem, felizmente.

Falta-me ir às Velas a pé. E depois, despedir-me das férias, com mais uns banhos nas Manadas ou nos Terreiros. E depois como será o regresso? Já recarreguei as baterias. Sinto-me cada vez mais ligado a esta terra.

Estou mais introspectivo. Sinto-me mais tentado a escrever sobre mim do que sobre o que se passa à minha volta. E tenho mais vontade de escrever. Sem pensar demasiado na forma nem no conteúdo. Escrever apenas. Pode não sair uma obra de arte, mas pelo menos vai saindo o que estou a pensar no momento. Pode não ser muito bonito, mas é genuíno. Será isto também um regresso interior?

Sem comentários: